quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio

O Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde associou-se às comemorações do Dia Mundial sem tabaco 2018 promovido pela Organização Mundial da Saúde que, a propósito desta data, convida todos os países a intensificarem o controlo do tabaco como parte das suas estratégias para a diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.  

O consumo de tabaco e a exposição ao fumo ambiental contribuem para aproximadamente 12% do total de mortes por doença cardíaca em todo o mundo. A epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, no mundo, dos quais cerca de 900.000 são não fumadores que morrem por exposição ao fumo do tabaco. 

Em Portugal, segundo estimativas elaboradas pelo Institute of Health Metrics and Evaluation para 2016, o tabaco foi responsável pela morte de mais de 2.100 pessoas por doenças cérebro-cardiovasculares (5.7% do total de óbitos). Destas, 1.620 eram homens (9,4% do total de óbitos) e 545 eram mulheres (2,7% do total de óbitos).

Para mais informações consulte aqui.

Fonte:https://www.dgs.pt/em-destaque/dia-mundial-sem-tabaco-31-de-maio-10.aspx

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Dia Mundial da Hipertensão - 17 de maio

     Hipertensão arterial é uma doença crónica que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. Comemora-se a 17 de maio o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi instituída e é apoiada internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.
    A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, sendo que 40% da população portuguesa é hipertensa. A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Vários fatores, de cariz genético ou ambiental, contribuem para o aumento da tensão, podendo culminar em hipertensão arterial. O consumo excessivo de sal é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia. A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial. No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas: hipertensão ou pressão arterial elevada é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis: 
 • Reduzir a ingestão de sal;
• Optar por uma dieta equilibrada;
• Evitar o uso nocivo do álcool;
• Praticar atividade física de forma regular;
• Manter um peso corporal saudável;
• Evitar o uso de tabaco.
Fonte:https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/17/dia-mundial-da-hipertensao-2/

terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia Mundial da Asma - 1 de maio

O Dia Mundial da Asma é organizado pela Global Initiative for Asthma, da Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de alertar a população e melhorar a prevenção da doença. Esta data assinala-se na primeira terça-feira do mês de maio.