domingo, 23 de junho de 2019

Campanha "Siga o assobio"



         Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma, então a campanha “Siga o Assobio” é para si. A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, estão empenhados em mostrar aos Portugueses que praticar atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.


sexta-feira, 31 de maio de 2019

Dia Mundial sem Tabaco


Dia Mundial sem Tabaco

            O tabagismo é a dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco, que é responsável pela redução da irrigação sanguínea nos tecidos e no sistema nervoso central.
Para além da nicotina, o fumo do tabaco contém mais substâncias tóxicas, como substâncias radioativas (Polónio 210 e Carbono 14), metais pesados (chumbo e cádmio) que se concentram no fígado, rins e pulmões, monóxido de carbono que assume o lugar do oxigénio conduzindo à intoxicação do organismo e o alcatrão que é altamente cancerígeno.
Dados recentes da Organização Mundial de Saúde, o consumo de tabaco, na Europa, é responsável por 1 milhão e 200 mil mortes anuais. Em Portugal, o consumo de tabaco atinge cerca de 20 a 26% da população.
Fumar contribui para o aparecimento de doenças graves como tumores malignos, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares (enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral), distúrbios sexuais, entre outros. Os fumadores têm, em média, menos 10 anos de vida do que os não fumadores.
Deixar de fumar é benéfico em qualquer idade, embora quanto mais cedo melhor. Ganhará anos e qualidade de vida. Embora deixar de fumar seja um processo difícil, não é impossível por isso: planeie a sua decisão calmamente, envolva a família, amigos e colegas de trabalho no processo, evite estar perto de fumadores e não desista à primeira: se não conseguir marque uma nova data e volte a tentar.
Deixe de fumar por si e pelos que ama.

Referências bibliográficas:
Fundação Portuguesa de Cardiologia (2019). Tabagismo. Acedido em http://www.fpcardiologia.pt/saude-do-coracao/factores-de-risco/tabagismo/
Portugal, Direção-Geral de Saúde. (2013). Tabagismo. Acedido em
Filipa Borges e Vânia Monteiro, 32º CLE

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Dia Mundial da Higiene das Mãos




No dia 5 de maio de 2019 comemora-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos que assinala o 11º da Campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), “SAVE LIVES: Clean Your Hands”. A OMS desafia a população a inspirarem-se no movimento global para alcançar a cobertura universal de saúde sob a bandeira da “Saúde para Todos”, no sentido de melhorar a saúde e bem-estar para todos os indivíduos.
O dia 5 de Maio, portanto, oferece uma grande oportunidade para todos reiterarem e reforçarem o apelo à saúde e cuidados de saúde limpos e seguros para toda a população, dado que o tema para este dia é “Cuidados limpos e seguros para todos – Está nas Suas Mãos”.
Porque é importante lavar as mãos?
O contacto é a vida de transmissão mais comum de germes através das mãos. Alguns germes são inofensivos para o ser humano, mas outros podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.
Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz para proteger-se a si mesmo e aos que o rodeiam.
É importante que as crianças saibam os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos e encorajá-las no momento certo a lavarem as mãos com o intuito de se tornar um hábito para toda a vida.
Deve lavar as mãos durante 60 segundos o que equivale a cantar “Parabéns a você” duas vezes seguidas.
Como lavar as mãos?



Referências bibliográficas:                                                       
ANCI. (2015). Higiene das mãos. Acedido em https://www.anci.pt/higiene-das-maos.
Portugal, Direção-Geral da Saúde. (2019). Cadeia de solidariedade. Acedido em https://www.dropbox.com/sh/z4o41wor8i172ee/AAB206Fz9M3G4e7hLS_2QhJUa?dl=0&preview=Cadeia+de+Solidariedade_5maio_2019_OMS.pdf
 Filipa Borges e Vânia Monteiro, 32º Curso de Enfermagem

terça-feira, 23 de abril de 2019

Semana Europeia da Vacinação



    A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala entre os dias 24 e 30 de abril, a Semana Europeia da Vacinação, sob o lema «Prevenir, Proteger, Vacinar», que visa alertar para a importância da vacinação e reforçar os seus benefícios na preservação da saúde das crianças e da população em geral.
     Em 2019, a OMS pretende homenagear os «heróis das vacinas» que contribuem de muitas maneiras para proteger vidas através da vacinação: os investigadores que desenvolvem vacinas eficazes e seguras, as autoridades que contribuem para um acesso equitativo à vacinação, os profissionais de saúde que administram as vacinas, os pais que optam por vacinar os seus filhos, e todos os que partilham informações baseadas na evidência científica sobre vacinas.

segunda-feira, 25 de março de 2019

O desporto na prevenção de comportamentos de risco

No dia 19 de março, na Secundária de Santa Comba Dão, no âmbito de uma ação de sensibilização, sobre o papel do desporto na prevenção de comportamentos de risco e de consumo de substâncias psicoativas, vieram à Escola Secundaria de Santa Comba Dão três representantes do futebol profissional - um treinador, um jogador e um dirigente. Foram eles, Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, Fernando Ferreira jogador de futebol profissional e Bruno Martins, diretor técnico distrital da Associação de Futebol de Viseu (AFV). 
A organização desta iniciativa  coube à  Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), no âmbito do papel que esta entidade assume na prevenção de comportamentos de risco para as crianças e jovens, e  ao Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão,  que - em articulação com o Município, através do técnico da área do Desporto, Nelson Morais -  agilizaram a vinda a este estabelecimento de ensino destes três representantes do desporto. 
Nesta ação foram transmitidos exemplos e histórias sobre o "poder" da atividade e prática desportiva, bem como do desporto (mais a um nível competitivo), na construção de uma vida sem dependências,  de uma vida mais saudável.

Fonte: https://www.cm-santacombadao.pt

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Consuma mais fruta e produtos horticolas

Os hortícolas e a fruta são alimentos que se destacam para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. O consumo inadequado de fruta e hortícolas é considerado um dos principais determinantes das doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Considerando a importância desta temática, foi desenvolvido no âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso um e-book que conta que com o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.
Este e-book pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar, capacitando as respetivas famílias com conhecimentos e competências para uma maior utilização de fruta e hortícolas na alimentação diária.
Pode descarregar o e-book aqui. 


Fonte: https://nutrimento.pt/noticias/fruta-horticolas-parceria-camara-municipal-santo-tirso/?fbclid=IwAR0xXV49w7NL2xXPFFE3ctiEpmI8NCp41eLchTb5M-1p5lURFoY285GZXhM


sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Proteja-se do frio.


                              Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/12/10/proteja-se-do-frio-2/