quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para este grave problema que atinge as mulheres, tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico.

    Este ano, a Comissão para a Igualdade de Género (CIG) lançou a campanha nacional #EUSOBREVIVI, com o objetivo de reforçar a vigilância contra a violência doméstica e o impacto negativo que a pandemia COVID-19 trouxe para quem é vítima deste crime. (Fonte:https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/)

Vamos falar de números, mas principalmente vamos pensar em todas estas vidas destroçadas:

· 1 em cada 3 mulheres na Europa sofre de violência sexual ou física;

· Estima-se que 60% das mulheres em todo o mundo, experienciam agressões físicas e abusos ao longo das suas vidas;

· Mais de metade dos abusos sexuais acontecem em meninas com idades inferiores aos 16 anos. (Fonte:https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-pela-eliminacao-da-violencia-contra-mulheres)


Fonte: https://www.facebook.com/direcaogeralsaude




terça-feira, 3 de novembro de 2020

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Não deixe que a COVID-19 estrague as suas férias


  • Mantenha o distanciamento físico, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos e a utilização da máscara nos locais onde é obrigatória.
  • Proteja-se dos efeitos do calor, mantendo-se informado, hidratado e fresco. Aumente a ingestão de água, evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, e utilize protetor solar.


segunda-feira, 16 de março de 2020

Plano de contingência Unidade de Cuidados na Comunidade de Santa Comba Dão


Devido à situação de alerta que estamos a viver foi ativado o plano de contingência da UCC Santa Comba Dão. Assim, os trabalhadores desta unidade, encontram-se apenas a assegurar os serviços mínimos, ou seja os cuidados de enfermagem impreteríveis, de acordo com legislação em vigor, aos utentes da ECCIPodendo ainda vir a ser solicitada a colaboração dos profissionais desta Unidade para prestar serviços mínimos noutras Unidades Funcionais conforme o plano de contingência do ACES Dão Lafões.
Recomenda-se ainda aos utentes reduzir o contacto com o Centro de Saúde ao estritamente necessário, privilegiando o contacto telefónico ou o email.
Telef - 232880842
mail - ucc.scdao@arscentro.min-saude.pt
Mantenham-se em casa, reduzam os contactos sociais, sigam as regras de etiqueta respiratória e lavem as mãos com água e sabão com mais frequência.